O filósofo, escritor e linguista italiano Umberto Eco, falecido em fevereiro deste ano, deixou no ano passado mais uma de suas grandes obras: Número Zero, que você encontra hoje no acervo da Ilha das Letras.
O ano é 1992, ano marcante na história da Itália contemporânea, devido a diversos escândalos de corrupção e pela investigação "Mani Pulite" ("mãos limpas"). A história é narrada por Colonna, um tradutor de alemão e ghost-writer sem nenhuma prespectiva profissional, que é contratado para um novo jornal que está por vir: O Amanhã.
O jornal é propriedade do comendador Vimercate, dono de um canal de televisão, várias revistas e de uma rede de hotéis e pousadas. O Amanhã vem como um jornal que "dirá a verdade sobre tudo e um pouco mais". No entanto, o real propósito do jornal, que nunca irá às ruas, é chantagear poderosos personagens do mundo político e financeiro em troca de poder. No meio dessa história que é um "manual de mau jornalismo", uma equipe de redação composta por profissionais aleatórios e estranhos é usada para fins de tráfico de influência e corrupção.
Número Zero é o sétimo e último romance de Umberto Eco.
Umberto Eco - Numero Zero
Editora Record
2015
R$25,00
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir