terça-feira, 6 de março de 2018

Autores Pelo Mundo - Parte 19: ARGENTINA



Roberto Godofredo Christophersen Arlt nasceu em 1900, em Buenos Aires, na Argentina. Filho de um descendente alemão e de uma descendente italiana passou a infância no bairro portenho de Flores.

Desde muito jovem trabalhava como pintor e ajudante de livraria. Porém em 1916 inseriu-se no meio literário através da sua nova carreira como jornalista. Neste mesmo ano publicou seu primeiro conto, chamado “Jehová” e em 1926 surge seu primeiro romance “El Juguete Rabioso”, o qual foi considerado ponto de partida para a literatura argentina contemporânea. Inaugurou o gênero de contos policiais na Argentina com o livro “Un Argentino entre Gangsters” que no Brasil recebeu o nome de “Armadilha Mortal”.

A sociedade argentina da época, marcada por conflitos ideológicos e de classe, além de uma crise econômica iminente fez com que a literatura de Arlt abrisse espaço para fortes análises,  que consequentemente, foram refletidas em suas histórias.

Trabalhou como correspondente do jornal El Mundo e com isso produziu diversas crônicas sobre suas viagens para Espanha, Chile, Brasil, Marrocos, entre outros... Apesar de escrever com muito domínio sobre âmbito argentino, foi elogiado por suas crônicas e contos sobre outros lugares.

Faleceu em 1942 devido a problemas cardiovasculares, porém suas obras inspiraram pessoas como Júlio Cortázar, Roberto Bolaño e Ricardo Piglia.
Não perca a oportunidade de conhecer este autor. Venha na Ilha das Letras!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.