quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Pedagogia

Venha a Ilha das Letras conhecer várias obras consagradas de pedagogia! A seguir, a sinopse de alguns desses títulos:


 Educar na Infância - Os estudos da infância vêm ganhando força e espaço no campo da sociologia e da história. A questão como educar traz duas palavras-chave importantes: educação e política. O objetivo é o compromisso com os direitos e o bem-estar da criança. Para tanto, esta obra reúne importantes pesquisadores que têm colaborado intensa e continuamente com o aprofundamento desses estudos no Brasil.

O resgate da autoridade em educação - A autoridade se revela simultaneamente como um dos problemas mais antigos com os quais os homens se confrontaram e como uma das questões mais agudas da atualidade. Problema antigo, de fato, o da revolta do filho contra o pai, da insubordinação dos alunos que não querem aprender, da inquietude das sociedades acerca das novas gerações, que devem ser domesticadas e, ao mesmo tempo, emancipadas.
O imenso mérito de Gérard Guillot é nos oferecer, de maneira acessível e concreta, uma alternativa educativa original chamada ‘autoridade de bons tratos’.

Educação e Atualidade Brasileira - primeiro livro de Paulo Freire, é um dos mais importantes do conjunto de sua obra, não apenas como curiosidade histórica, mas como um texto que continua atual, seja por seu testemunho crítico de uma conjuntura das mais ricas da história recente do Brasil, seja pelas ainda pertinentes observações a respeito da realidade assistencialista, autoritária e paternalista de nossas relações sociais e da educação 'inautêntica' e 'inorgânica' que ainda predomina em nosso sistema educacional 'bancário', como o próprio Paulo Freire afirmará mais tarde.



Corra para conhecer! Nosso acervo não acaba aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.