terça-feira, 16 de agosto de 2016

A Fantástica Fábrica de Chocolate

Um dos clássicos infanto-juvenis que são apreciados por qualquer idade é A Fantástica Fábrica de Chocolate, do galês Roald Dahl.

Charlie Bucket, um garoto inteligente de família pobre, vive com seus pais e avós. Ele ouve histórias, principalmente do avô Joe, sobre o misterioso Willy Wonka e sua fábrica de chocolate. À medida que o tempo passou, Wonka começou a suspeitar que eram espiões a roubar suas receitas e dar para as empresas rivais; ele despediu todos os seus trabalhadores e anunciou que ele estava saindo do negócio para sempre. Porém, depois de alguns anos, a fábrica retomou suas operações, mas as portas continuaram fechadas e ninguém sabe quem trabalha para Wonka agora.

Wonka faz um concurso mundial. Cinco bilhetes dourados estão escondidos nas embalagens dos chocolates, e quem encontrar um deles ganhará um dia de viagem até a famosa fábrica com a companhia dos pais. Charlie consegue e se junta a Augustus Gloop, Veruca Salt, Violet Beauregarde e Mike Teavee) na experiência do prêmio e conhecem Willy Wonka, numa viagem que não será tão tranquila como se poderia imaginar.

Há algumas diferenças da obra original de Dahl para as suas famosas adaptações cinematográficas. A de 1971 não se manteve totalmente fiel ao livro, onde está presente, por exemplo, o pai de Charlie. A versão de Tim Burton lançada em 2005 segue mais fielmente a narrativa, mas ainda há algumas diferenças, como por exemplo a história sobre o passado de Willy Wonka. Há também diferenças em relação à moral das épocas (anos 60-70 no livro e no primeiro filme e 2005, no lançamento do segundo filme).


Roald Dahl - A Fantástica Fábrica de Chocolate
Editora Martins Fontes
R$19,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.