quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Pablo Neruda


    Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto, mais conhecido pelo pseudônimo Pablo Neruda, foi um diplomata chileno e um dos mais importantes poetas do século XX. Nasceu em 12 de Julho de 1904, na cidade de Parral e faleceu em Santiago de Chile em 23 de Setembro de 1973, aos 69 anos.

    Além de poeta foi um militante de grande influência em seu país, tendo uma carreira política bastante proeminente. Destacou-se como membro do Comitê Central do Partido Comunista chegando ao senado e a pré-candidatura à presidência do Chile, cargo que renunciou em favor de Salvador Allende, que se tornaria mais tarde o presidente eleito e deposto pelo golpe de estado de Augusto Pinochet. Tendo vivido ativa e intensamente num período nebuloso de censuras e repressão, o poeta foi perseguido pelo governo, exilado na Europa e a causa de sua morte, agravada por um câncer na próstata segundo as autoridades chilenas, até hoje soa controversa.

    Na vanguarda dos assuntos do amor, a poesia de Neruda teve como característica a intenção social, ética e política sendo, por isso, respeitado pelas instituições literárias e muito querido pelo povo. Entre seus reconhecimentos, destaca-se o Prêmio Nobel de Literatura (1971), o Prêmio Nacional de Literatura do Chile (1945) e um doutorado honoris causa pela Universidade de Oxford.  Em 1969 foi nomeado membro honorário da Academia Chilena de La Lengua e em 2004 instituiu-se o Prêmio Iberoamericano de Poesia Pablo Neruda. No Chile existem atualmente cerca de 40 centros educacionais que levam o seu nome, além de numerosas ruas e avenidas espalhadas por toda América Latina, e parte da Europa, em sua homenagem.

    Algumas obras especiais do poeta Pablo Neruda você encontra no acervo Ilha das Letras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.