quinta-feira, 9 de março de 2017

Simone de Beauvoir na Ilha das Letras



A parisiense Simone de Beauvoir (09/01/1908 — 14/04/1986), é um nome muito importante na sociologia e na filosofia. Escreveu romances, ensaios, biografias, autobiografia e monografias sobre filosofia, política e questões sociais. Ela é muito conhecida pelo tratado O Segundo Sexo, de 1949, em que faz uma análise da opressão das mulheres e um tratado fundamental do feminismo contemporâneo.

Beauvoir também era uma adepta do existencialismo literário, e nele foram baseadas várias de suas obras. Depois de passar no vestibular de matemática e filosofia, acabou por estudar matemática no Instituto Católico de Paris e literatura e línguas no colégio Sainte-Marie de Neuilly, e em seguida, filosofia na Universidade de Paris (Sorbonne), onde conheceu outros intelectuais, como Jean-Paul Sartre, com quem manteve um relacionamento aberto.

A Ilha das Letras tem em seu acervo A Mulher Desiludida, de 1967, em edição de 1986 publicada pela Nova Fronteira. Sobre a obra, na contracapa, Beauvoir diz:

"Estas histórias não encerram uma moral; quem buscasse nelas uma lição estaria enganado. Minha intenção foi completamente diferente. Vivemos apenas uma vida, mas pela simpatia podemos por vezes sair de nossa própria pele. Procurei transmitir aos meus leitores algumas experiências das quais participei de forma indireta. Eu havia recebido confidências de várias mulheres de cerca de quarenta anos, abandonadas pelos maridos que haviam encontrado outras. Apesar da dificuldade de suas personalidades e das circunstâncias de suas histórias, havia nelas muitos pontos de contato. Sinto-me solidária com as mulheres que assumiram suas vidas e que lutam para dar-lhes êxito, o que não me impede, porém, de interessar-me pelas que não o conseguiram".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.