terça-feira, 16 de maio de 2017

Urda A. Klueger



Urda Alice Klueger (16 de fevereiro de 1952) nasceu em Blumenau, Santa Catarina. Começou seus estudos na sua cidade natal. Após se formar, iniciou o curso de Economia (UNIPLAC), que não chegou a completar, na cidade de Lages. Finalmente, licenciou-se e especializou-se em História, pela FURB. Lecionou, como professora de História, no ensino fundamental, em escola pública, 2001 e 2002, e ensino médio em 2003.  É membro da Academia Catarinense de Letras; do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina; da ANPUH – Associação Nacional de História; da União Brasileira de Escritores; e da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil.
Iniciou na literatura com o pé direito, pois seu primeiro livro Verde Vale, que conta a saga dos primeiros colonizadores de Santa Catarina, foi e é um grande sucesso, sempre com novas edições, tendo inclusive, recentemente, uma edição em Braile.
Urda participou de várias antologias, foi colaboradora de várias revistas e jornais, entre os quais, A Notícia, de Joinville; Expresso das Nove, de Açores, Portugal; e foi cronista do jornal Diário Catarinense, de Florianópolis. É também, autora do texto que deu origem ao filme “Por causa de Papai Noel”, com roteiro de Mara Salla, o qual ganhou o primeiro prêmio de 2005 junto ao Ministério da Cultura, em Brasília, e participou de cerca de 40 festivais no Brasil, e em Lisboa/Portugal, Seul/Coreia, Moscou/Rússia, recebendo diversas premiações. 


Na Ilha das Letras, você pode conhecer os títulos:
- Cruzeiros do Sul

- Te Levanta e Voa

- Verde Vale

- As Brumas Dançam Sob o Espelho do Rio

- No Tempo das Tangerinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.