quarta-feira, 10 de maio de 2017

William Shakespeare



William Shakespeare (1564-1616) nasceu no condado de Warwick, Inglaterra, onde também iniciou seus estudos. A família empobrecera e aos 15 anos foi trabalhar no açougue do pai. Com 18 anos, casou-se com a aldeã Anne Hathaway. Em 1586, abandona o lar e muda-se para Londres, onde se emprega como guardador de cavalos na porta do teatro. Logo estava prestando serviços nos bastidores, copiando peças ou representando pequenos papeis.

O dramaturgo e poeta inglês vivia uma intensa atividade artística. Shakespeare estudou muito e leu autores clássicos, novelas, contos e crônicas, que foram fundamentais para sua formação de dramaturgo. Passou a ser o copista oficial da companhia, representava e adaptava peças de autores anônimos. Logo estava escrevendo o maior número das peças apresentadas no Teatro Globo, ocupado pela companhia de Burbage, da qual fazia parte.

A obra de Shakespeare abrange aproximadamente 40 peças, entre comédias românticas, tragédias e dramas históricos. Em suas obras, Shakespeare teve o dom de captar com igual maestria as paixões mais turbulentas e os sentimentos mais puros, a mais rica alegria e o mais penoso desespero.            

Depois de acumular alguma fortuna, Shakespeare volta para sua cidade natal, entrando em processo de reclusão, que durou até o fim de sua vida. William Shakespeare faleceu em Warwick, no dia 23 de abril de 1616.

 Na Ilha das Letras, você encontra os seguintes títulos do autor:

- Shakespeare de A a Z - Livro das Citações
- Sonetos
- Sonho de Uma Noite de Verão
- A Tempestade 
- Romeu e Julieta
- A Comédia dos Erros
- Macbeth
- Cimbeline, Rei da Britânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.