terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Fernando Sabino


Fernando Sabino nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1923. Em 1930 entrou para o Grupo Escolar Afonso Pena. Colaborou regularmente com artigos, crônicas e contos nas revistas "Alterosas" e "Belo Horizonte". Em 1941, Sabino iniciou o curso superior na Faculdade de Direito de Minas Gerais. Nesse mesmo ano reuniu seus primeiros contos no livro "Os Grilos não Cantam Mais". Colaborou com o jornal literário do Rio, "Dom Casmurro", com a revista "Vamos Ler" e com o "Anuário Brasileiro de Literatura".

Em 1946 formou-se em Direito e embarca com Vinícius de Moraes para os Estados Unidos. Residiu em Nova York, trabalhando no Escritório Comercial do Brasil e depois no Consulado Brasileiro. Em 1947, enviava crônicas de Nova York para os jornais "Diário Carioca" e "O Jornal", do Rio, que são transcritas por diversos jornais do resto do país.  Em 1960 publicava "O Homem Nu". Em 1962 publicou "A Mulher do Vizinho", que recebe o Prêmio Chinaglia do Pen Club do Brasil e neste mesmo ano escreveu o argumento, roteiro e diálogos do filme dirigido por Roberto Santos, de sua obra, "O Homem Nu".

Em 1975, após 16 anos de colaboração, deixa o Jornal do Brasil. Inicia, em 1977, a publicação de crônica semanal sob o título de "Dito e Feito" no jornal "O Globo". Sua colaboração se prolongou por 12 anos, sendo reproduzida no "Diário de Lisboa" e em oitenta jornais no Brasil.

Em 1979, concluiu o romance "O Grande Mentecapto", que havia iniciado há 33 anos. Recebe o Prêmio Jabuti pela obra. Recebeu no mesmo ano o Prêmio Golfinho de Ouro na categoria de Literatura, concedido pelos Conselhos Estaduais de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. Em 1982, lançou o romance "O Menino no Espelho",  que foi adotado por inúmeros colégios do país. Em 1985 publica “A Faca de Dois Gumes". 

Fernando Sabino faleceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 11 de outubro de 2004. 

Você pode encontrar diversos títulos da obra de Sabino na Ilha das Letras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.