terça-feira, 13 de março de 2018

Autores Pelo Mundo - Parte 20: ESLOVÁQUIA



O autor Sándor Márai nasceu em 1900 na cidade Kassa, na Eslováquia. Atualmente a cidade se chama Košice e é a segunda maior cidade do país. Filho de um advogado e uma professora, foi viver em Frankfurt na Alemanha em 1919. Um ano depois começou a trabalhar como jornalista. Quando completou seus 24 anos, escreveu seu primeiro romance. 
Em 1945 foi eleito membro na Academia Húngara de Ciências. Inconformado com o regime comunista em seu país saiu num auto-exílio e mudou-se para Budapeste. Márai sempre escreveu em húngaro e produziu a maior parte de suas obras no período entre 1928 e 1948. Pagou um alto preço por suas opiniões contrárias ao regime comunista.
Num momento, em que era muito respeitado por todos em seu país e estimado, como um dos maiores escritores da Hungria, toda sua obra foi proibida e Sándor Márai caiu no esquecimento, exceto junto dos emigrantes húngaros, no Ocidente, que continuaram a publicá-lo. Márai foi sempre um crítico inconformado com a ascensão do comunismo. Considerava a liberdade de pensamento fundamental para que o homem possa conquistar respeito e conhecer a felicidade.
Em 1968 depois de passar um tempo em PalermoItália, mudou-se para San Diego onde viveu até suicidar-se em 1989. O suicídio de Sándor Márai talvez possa ser compreendido ao se levar em conta todos os anos de esquecimento a que foi submetido pelo regime e pela falta de liberdade que tanto criticou a vida toda.
Sua literatura já foi comparada com a obra de Thomas Mann, um dos maiores escritores alemães do século XX e a de Gyula Krúdy, autor húngaro de obra extensa e muito querido em toda Hungria e Europa.  Tendo escrito mais de sessenta livros, sendo os mais famosos: “De Verdade”, “As Brasas”, “Rebeldes”, dentre outros... Alcançou grande sucesso na Hungria, foi um grande romancista, poeta e cronista das sutilezas da memória, escritor e jornalista. Sándor Márai pode ser definido como um verdadeiro amante dos valores morais e civis.
Em 1990, recebe postumamente o Prêmio Kossuth.
Você encontra obras de Márai na Ilha das Letras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.