terça-feira, 27 de março de 2018

Walter Benjamin




Walter Benjamin nasceu em 1892, em Berlim, na Alemanha. Filho de Emil Benjamin e Paula Schönflies Benjamin que eram comerciantes de produtos franceses foi criado com bases judaicas. Em sua adolescência, abraçado aos ideais socialistas participou do Movimento da Juventude Livre Alemã, colaborando com a revista do movimento. Nesta época já se pôde notar influência de Nietzsche em suas leituras e escritas.
Em 1919, defende tese de doutorado, “A Crítica de Arte no Romantismo Alemão”, que foi aprovada e recomendada para publicação.  Em 1925, Benjamin constatou que a porta da vida acadêmica estava fechada para ele, tendo a sua tese de livre-docência, “Origem do Drama Barroco Alemão”, sido rejeitada pelo Departamento de Estética da Universidade de Frankfurt.
Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica, foi fortemente inspirado tanto por autores marxistas, como Bertolt Brecht, como pelo místico judaico Gershom Scholem. Conhecedor profundo da língua e cultura francesas traduziu para o alemão importantes obras como “Quadros Parisienses” de Charles Baudelaire e “Em Busca do Tempo Perdido” de Marcel Proust. O seu trabalho, combinando ideias aparentemente antagônicas do idealismo alemão, do materialismo dialético e do misticismo judaico, constitui uma grande contribuição original para a teoria estética.
Entre as suas obras mais conhecidas, contam-se  “A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica” (1936), “Teses Sobre o Conceito de História” (1940) e a monumental e inacabada “Paris, Capital do século XIX”, enquanto  “A Tarefa do Tradutor” constitui referência incontornável dos estudos literários.        
Em 1940, ano da sua morte, Benjamin escreve a sua última obra, considerada por alguns como o mais importante texto revolucionário desde Marx; por outros, como um retrocesso no pensamento benjaminiano: as “Teses Sobre o Conceito de História”.
Walter Benedix Schönflies Benjamin foi um ensaísta, crítico literário, tradutor, filósofo e sociólogo judeu alemão e você encontra obras selecionadas na Ilha das Letras, como por exemplo, livros importados da série “Selected Writings” e o ". Vem conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.