quinta-feira, 1 de junho de 2017

Jorge Amado



Jorge Amado (1912- 2001), nasceu na fazenda Auricídia, no município de Itabuna, sul da Bahia. Publicou seu primeiro romance, O país do carnaval, em 1931. Formou-se pela Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro, em 1935. Militante comunista foi obrigado a exilar-se na Argentina e no Uruguai entre 1941 e 1942, período em que fez longa viagem pela América Latina.      

Novamente por motivos políticos, Jorge Amado exilou-se com a família na França. Em 1955, de volta ao Brasil, Jorge Amado afastou-se da militância política, sem, no entanto, deixar os quadros do Partido Comunista. Dedicou-se, a partir de então, inteiramente à literatura. Foi eleito, em 6 de abril de 1961, para a cadeira de número 23, da Academia Brasileira de Letras, que tem por patrono José de Alencar e por primeiro ocupante Machado de Assis.
A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do Brasil. Seus livros foram traduzidos para 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato de audiolivro.
Na Ilha das Letras você encontra:
-Farda Fardão Camisola de Dormir          
-Dona Flor e Seus Dois Maridos       
-Tocaia Grande – A Face Obscura   
-Navegação de Cabotagem    
-O Menino Grapiúna    
-O Milagre dos Pássaros         
-Tereza Batista Cansada de Guerra 

- Sumiço da Santa:Uma História de Feitiçaria                
- Mar Morto          
- A Luz no Túnel - Os Subterrâneos da Liberdade - Vol. 3                      
- Os Ásperos Tempos - Os Subterrâneos da Liberdade - Vol. 1  
- Tieta do Agreste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.