sexta-feira, 16 de junho de 2017

Luiz Alfredo Garcia-Roza



Luiz Alfredo Garcia-Roza (1936) nasceu em Rio de Janeiro - RJ. Filho de uma família de 12 irmãos. Foi criado no bairro de Copacabana. Faz os estudos primários na capital fluminense e na cidade de Vitória (Espírito Santo), para onde os pais se transferem temporariamente. De volta ao Rio de Janeiro, serve, aos 18 anos, o exército. Presta vestibular para a Universidade Federal do Rio de Janeiro, formando-se em filosofia e psicologia.
Optou pela carreira acadêmica e tornou-se professor da mesma universidade. Publica trabalhos nas áreas de filosofia e teoria psicanalítica, tendo como tema de pesquisa a obra do psicanalista austríaco Sigmund Freud (1856-1939). Em 1996, aos 60 anos de idade, estréia com o livro novela-policial  O Silêncio da Chuva, na qual apresenta a personagem do detetive Espinosa, que protagonizará sua série seguinte de narrativas do gênero. Com essa obra, venceu os prêmios Nestlé e Jabuti.
 
Romancista, contista, professor universitário e psicanalista, aposenta-se da vida acadêmica, depois de 30 anos de trabalho na universidade, e passa a se dedicar exclusivamente à literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.