terça-feira, 11 de julho de 2017

João Guimarães Rosa



O escritor brasileiro João Guimarães Rosa, nasceu em 27 de junho de 1908, no interior de Minas Gerais, na cidade de Cordisburgo. Estudou o primário na mesma cidade em que nasceu, porém, em 1918 mudou-se para a casa de seus avós para estudar em Belo Horizonte. Em 1930, pela Universidade de Minas Gerais, formou-se médico. 

Na época de sua graduação ele já escrevia contos que eram publicados na revista “O Cruzeiro”, e depois dela, mudou-se para Itaguara. Em 1932 voltou para Belo Horizonte para servir como médico voluntário da Força Pública. Em 1934, vai para o Rio de Janeiro e presta concurso para o Itamarati. Culto, sabia falar mais de nove idiomas e conseguiu aprovação em segundo lugar. Entre os anos de 1938 e 1944, foi nomeado cônsul-adjunto na cidade de Hamburgo, Alemanha. Nesse período, Guimarães foi preso quando o Brasil rompeu a aliança com a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. No ano seguinte foi para Bogotá, como Secretário da Embaixada Brasileira. Em 1946, publica "Sagarana" que se transforma em sucesso de crítica e público. As duas edições esgotam-se no mesmo ano e a obra é vencedora do Prêmio da Sociedade Felipe d'Oliveira. Após dez anos de sua estréia literária, o escritor publica “Corpo de Baile” e "Grandes Sertões: Veredas" em 1956.

Em 1963 é eleito para a Academia Brasileira de Letras, sendo empossado somente em 1967. Três dias depois do ato, Guimarães Rosa tem um infarto e falece no Rio de Janeiro, dia 19 de novembro de 1967. Com uma trajetória de vida dedicada à medicina, diplomacia e literatura, Guimarães Rosa renovou o romance brasileiro e conquistou leitores em diversos países.

João Guimarães Rosa é um dos diversos clássicos da Literatura Brasileira presente no acervo da Ilha das Letras. Não deixe de conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.