terça-feira, 25 de julho de 2017

Autores Pelo Mundo - Parte 1: HUNGRIA


A autora Agota Kristof nasceu na Hungria, tendo deixado o país na sequência da repressão soviética que se seguiu à Revolução Húngara de 1956. Quando completou seus 21 anos, abandonou a Hungria junto com seu marido que era opositor do regime de repressão, nesta época, sua filha tinha apenas 4 meses. Chegando à Suiça, instalou-se na cidade de Neuchâtel, onde começou a trabalhar e durante cinco anos, trabalhou numa fábrica da indústria de relojoaria.


Na fábrica onde trabalhou, aprendeu Francês, língua em que iria desenvolver a sua carreira literária. No início da sua carreira na Suíça escrevia em Húngaro antes de se dedicar em exclusivo ao Francês. Foi neste período que começou a publicar poemas num jornal de exilados húngaros.


Seu primeiro livro “Um Caderno e Tanto” ganhou o Prêmio Europeu da Associação de Escritores de Língua Francesa, em 1986. Houve também uma livre adaptação cinematográfica do livro “Hier I Agora”. O filme “Queimando ao Vento”, do italiano Silvio Soldini (2009), falado em francês e húngaro, conta a história de amor de dois meio-irmãos húngaros, que se reencontram na Suíça, tendo como plano de fundo a dura vida dos imigrantes naquele país.


Kristof faleceu em 2011 na cidade Neuchâtel, deixando 8 obras publicadas. 


Na Ilha das Letras você encontra algumas das obras de Agota Kristof. Não deixe de conhecer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.