quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Autores Pelo Mundo - Parte 16: NORUEGA



Jo Nesbø nasceu em 1960 na cidade Oslo, na Noruega. Cresceu em Molde, também na Inglaterra. Aos 17 largou seus estudos para jogar futebol profissional pelo time Molde FC, porém problemas no joelho o forçaram a abandonar essa paixão.
Nesbø cumpriu o serviço militar no norte da Noruega, onde usou todo o tempo livre para recuperar as matérias que havia perdido ao largar escola. Nessa época, ele também tocou em uma banda de garagem chamada I De Tusen Hjem. Após ter escutado um jovem baixista tocar jazz, ele decidiu começar a banda Di Derre. A banda realizou a primeira turnê um ano depois e conseguiu o primeiro contrato de gravação dois anos depois enquanto ainda trabalhava como corretor de açőes. Nesbø fartou-se do trabalho de corretor depois de um ano. Pediu então licença não-remunerada por seis meses e viajou para a Austrália.
Pouco tempo antes de viajar, uma editora perguntou a Nesbø se ele estava interessado em escrever um livro. Tendo começado a escrever um romance  durante o voo para a Austrália, Nesbø retornou a Oslo ao fim da licença com o manuscrito na mala. A inspiração para a escrita de seu primeiro livro aconteceu na Austrália e foi um sucesso. Após este, nunca mais parou de escrever. A maioria de suas histórias é protagonizada pelo detetive Harry Hole. Ao total, são dez livros que envolvem o universo do detive, dentre eles: “O Fantasma”, “O Leopardo”, “Boneco de Neve”, dentre outros.
O sétimo romance policial de Nesbø, “Boneco de Neve”, vendeu 160 000 exemplares ao longo da primeira semana após lançamento, o romance policial norueguês mais vendido até então. Nesbø alcançou a marca de meio milhão de livros vendidos na Noruega e seus livros traduzidos para quase quarenta línguas. Em 2009, Nesbø foi agraciado pelo prêmio de reconhecimento pelo público da revista Dagbladet ao ter três de seus livros no topo da lista de livros mais vendidos na Noruega
Você encontra livros de Nesbø na Ilha das Letras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.