quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Autores Pelo Mundo - Parte 18: EGITO

Eric Hobsbawm em 1917, em Alexandria, no Egito. Filho de um inglês e de uma austríaca, compartilhava da companhia de sua única irmã, Nancy. Em 1931, após a morte dos pais, Hobsbawm e sua irmã foram morar com seus tios em Berlim. Lá, uniu-se ao movimento socialista estudantil e iniciou seus estudos sobre Karl Marx.

Em 1933, Hobsbawm mudou-se para Londres, fugindo da perseguição nazista, mas principalmente por ter conseguido uma Bolsa de estudos na Universidade de Cambridge, onde forma-se em História. Sua ideologia o leva a ser um militante político de esquerda, então ele se filia no Partido Comunista da Grã-Bretanha. Eric conhece então sua primeira esposa, Muriel Seaman, militante do partido, de quem veio a se separar oito anos mais tarde. 

Quando ocorreu a Segunda Guerra Mundial – entre 1939 e 1945 –, ele ingressou no Exército Britânico para lutar contra os nazistas; por ter o domínio de quatro línguas colaborou também nos trabalhos de inteligência. Com o término da guerra, Hobsbawm realiza seu curso de Doutorado.
Em 1959, publica Rebeldes Primitivos, o qual trata dos movimentos camponeses de resistência e do protesto anticapitalista. Em 1962 lançou A Era das Revoluções, o primeiro de uma quadrilogia, seguido por A Era do Capital (1884-1875), a Era dos Impérios (1875-1914) e A Era dos Extremos (1914-1991). Esta série de Eric ficou conhecida como “Era do Século XX”. 

Em 1991 casou-se novamente, agora com uma professora de música, Marlene Schwarz e com ela teve dois filhos.

Em 1969, publicou uma tese de nome “Bandidos” – obra utilizada predominantemente para quem estuda os cangaceiros no Brasil. Em 1995, foi convidado pela Folha de São Paulo, pela Companhia das Letras e pelo Diners Club para visitar o Brasil, ficou alguns dias na cidade de Paraty (RJ) e ministrou uma palestra no Masp, em São Paulo. Em 1997 foi medianeiro no debate a respeito da questão social do Brasil, no encerramento da Conferência “Brasil Rumo ao Século 21”, que ocorreu no Centro de Estudos Brasileiros, sediado em Oxford, na Inglaterra. 

Eric Hobsbawm fez parte da Academia Americana de Artes e Ciências, foi professor de história no Birkbeck College (Universidade de Londres) da New School for Social Research, de Nova Iorque. Faleceu em outubro de 2012, em decorrência da leucemia.

Você encontra obras de Hobsbawm na Ilha das Letras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.