quarta-feira, 20 de junho de 2018

Autores Pelo Mundo - Parte 24: CANADÁ


 
A autora Miriam Toews nasceu em Steinbach, uma das dez províncias do Canadá. Filha de Melvin C. Toews e Elvira Loewen,  teve outras duas irmãs. Desde pequena participava de competições provinciais, tais como corridas e adestramentos com cavalos. Quando completou seus 18 anos, mudou-se para Montreal e posteriormente para Londres. Entretanto, estabeleceu-se em Winnipeg, aonde vive até os dias atuais.
Formou-se bacharel em Estudos de Cinema pela Universidade de Manitoba e também bacharel em Jornalismo, pela Universidade de King’s College. Toews escreveu seu primeiro romance, “Verão de Minha Incrível Sorte” (1996), enquanto trabalhava como jornalista freelancer. O romance, que explora a amizade em desenvolvimento de duas mães solteiras em um complexo habitacional público de Winnipeg, desenvolveu-se a partir de um documentário que Toews estava preparando para a  Rádio CBC sobre o tema das mães que necessitavam de assistência social.
Além deste, escreveu diversos outros livros, sendo os mais conhecidos:  “Uma Bondade Complicada” e “Todos os Meus Sofrimentos”. O livro “Uma Bondade Complicada” venceu o maior prêmio literário no Canadá em 2004.
Infelizmente seu pai e sua irmã mais velha suicidaram-se um após o outro. Fato que influenciou muito em sua escrita. Após seu pai falecer, escreveu um livro de memórias em homenagem a ele, intitulado: “Swing Low: A Life”. O livro foi saudado como um clássico na literatura moderna sobre doenças mentais e ganhou o Prêmio Alexander Kennedy Isbister de não-ficção e o Prêmio Livro do Ano McNally Robinson.
Atualmente Miriam tem 54 anos, segue escrevendo e dando aulas nas universidades onde se formou.
Você encontra a obra de Miriam Toews na Ilha das Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário