quinta-feira, 14 de junho de 2018

John Hersey

John Hersey nasceu em 1914, em Tietsin, na China. Filho dos missionários Roscoe e Grace Hersey, voltaram aos Estados Unidos quando ele completou dez anos. Durante sua juventude, cursou na escola Hotchkiss School e sua faculdade cursou em Yale. Fez pós-graduação em Cambridge. Sempre muito dedicado, em 1937 começou a trabalhar na revista Time.
Cobriu a Segunda Guerra Mundial e as guerras da Europa e Ásia, como jornalista. Seus artigos foram publicados pelas revistas Time, The New Yorker e Life. Neste período, escreveu três livros: "Men on Bataan", "Into the Valley", e "A Bell for Adano".
Todas as suas obras foram bem recebidas, mas nenhuma tão bem quanto “Hiroshima”. Neste livro, escrito para a revista The New Yorker, falou sobre os efeitos da bomba atômica derrubada na cidade japonesa em 1945. Inicialmente como artigo, contou sobre as vidas de seis vítimas do bombardeio, e após isso, publicou como livro.
Escreveu também um romance com um gráfico informativo sobre o desenvolvimento e destruição do maior gueto judeu em Varsóvia, ambientado durante o Holocausto. E ganhou notoriedade também em seu artigo sobre a estagnação de leitores de escola secundária em uma edição de 1954 da Time. Este foi a inspiração para o filme “The Cat in the Hat”.
“A Bell for Adano”  ganhou o Pulitzer Prize for the Novel em 1945. Hersey também é conhecido pela sua pseudo-crônica, “A Single Pebble”, sobre um engenheiro americano jovem que atravessa Yangtze rio acima. Ele também escreveu o romance The Wall (1950) que dá um gráfico informativo do nascimento, desenvolvimento e destruição do Gueto de Varsóvia, o maior gueto judeu estabelecido pela Alemanha Nazista durante o Holocausto.
Hersey era o Mestre da Pierson College, uma das doze faculdades residenciais na Yale University, de 1965 a 1970. Ele lecionou em dois cursos de escrita, em literatura de ficção e não-ficção, para estudantes universitários.
O professor, autor e jornalista, John Hersey, morreu em casa em Key West, Flórida, no dia 24 de março de 1993. Ele passou sua vida com sua esposa, Barbara, suas cinco crianças, e seis netos.
Você pode conhecer a obra de Hersey na Ilha das Letras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.