terça-feira, 1 de agosto de 2017

Autores Pelo Mundo - Parte 2: PORTUGAL




Teolinda Gersão Moreno (30 de janeiro de 1940) nasceu em Coimbra, Portugal. Estudou Germanística, Romanística e Anglística nas Universidades de Coimbra, Tübingen e Berlim.  Foi Leitora de Português na Universidade Técnica de Berlim, assistente na Faculdade de Letras de Lisboa e tempo depois, tornou-se professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde ensinou Literatura Alemã e Literatura Comparada.

Gersão viveu mais de três anos na Alemanha e também morou por dois anos em São Paulo. Conheceu Moçambique, especialmente a capital Maputo, e o cenário serviu de inspiração para seu romance de 1997: A Árvore das Palavras.
 
A autora foi residente na Universidade de Berkeley, esteve presente também em Feiras do Livro em Frankfurt e soma no seu currículo 10 prêmios por suas obras publicadas, entre eles, o Grande Prêmio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores pelo seu romance A Casa da Cabeça de Cavalo (1995), os Prêmios de Ficção do Pen Clube pelos livros O Silêncio (1981) e O Cavalo de Sol (1989) e o Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco por Histórias de Ver e Andar (2002).

Suas obras foram traduzidas para o inglês, francês, espanhol, alemão, holandês e romeno. Três de seus livros foram adaptados para peças de teatro.  Teolinda Gersão dedica-se exclusivamente à escrita desde 1995.         
             
Conheça o trabalho desta autora na Ilha das Letras!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.