terça-feira, 15 de agosto de 2017

Autores Pelo Mundo - Parte 3: NIGÉRIA



A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie nasceu em 1977, na cidade de Enugu. Sua família mudou-se para a cidade universitária de Nsukka, onde seu pai dava aula de estatísticas e sua mãe era secretária na mesma universidade. Estudou medicina e farmácia na Nigéria, porém, após um ano e meio mudou-se para os Estados Unidos, onde cursou a faculdade de comunicação e de ciência política, formando-se em 2001.

Em 2003, ela completou um mestrado em escrita criativa na Universidade Johns Hopkins. Em 2008, recebeu a titulação de Master of Arts em Estudos Africanos pela Universidade de Yale. Adichie divide seu tempo entre a Nigéria, onde ensina oficinas de escrita, e nos Estados Unidos.

A autora já escreveu poesias e peças de teatro, porém, seu enfoque envolve mais romances com temáticas sociais, feminismo e a luta contra racismo. Seu primeiro romance “Hibisco Roxo” recebeu aclamação da crítica e além de indicado, ganhou diversos prêmios. Outro livro premiado foi “A Metade de um Sol Amarelo”, escrito em 2007. Este livro foi nomeado assim, em homenagem a bandeira da nação de Biafra. E também foi adaptado para um filme com o mesmo título, dirigido por Biyi Bandele, estrelado pelo indicado ao Oscar Chiwetel Ejiofor e por Thandie Newton, e foi lançado em 2014.

Em 2010, ela entrou na lista dos 20 autores de ficção mais influentes com menos de 40 anos. Em 2013 ela publicou seu terceiro romance, "Americanah" que foi selecionado pelo New York Times como um dos 10 Melhores Livros de 2013. Em abril de 2014 ela foi nomeada como um dos 39 escritores mais importantes com idade inferior a 40 no projeto Festival Hay e Rainbow Book Club.

Feminista e ativista declarada, a autora afirma que o mundo lá fora não é homogêneo e não se parece apenas com o quintal de casa, por isso, o que lemos não pode se limitar a isso. A leitura de suas obras promete tirar o leitor da zona de conforto e coloca-lo em situações inimagináveis.

Na Ilha das Letras você tem a oportunidade conhecer Adichie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.