quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Autores Pelo Mundo - Parte 4: MALÁSIA




Nascida em 1948, na cidade de Malaca, Malásia, Dinah Jefferies é uma célebre autora que revive em seus livros um estilo de romance que há tempos não se lia. Quando completou 9 anos mudou-se com sua família para a Inglaterra. Estudou no Birmingham College of Art e depois na Universidade do Ulster, onde se formou em Literatura Inglesa.

Ainda na universidade, Jefferies engravidou de seu primeiro filho, Jamie. Porém o relacionamento com o pai do menino não perdurou, o que a impulsionou a morar numa comunidade de músicos, lugar onde conheceu o pai de sua segunda filha. O relacionamento com o músico Jon Owen também não deu certo. Lecionou por um tempo na escola Dartington Hall e após sair desta escola, conheceu seu atual marido, Richard Jefferies, com quem se casou em 1998.

Quando seu filho Jamie tinha 14 anos, por um acidente de trânsito fatal, acabou falecendo. Após esta grande perda, Jefferies inspirou-se para escrever seu primeiro romance, intitulado “A Separação”, o qual é ambientado na terra natal da autora. Habituada ao cenário da Ásia, passou algumas semanas numa plantação de chá em Sri Lanka para escrever seu segundo romance “O Perfume da Folha de Chá”. 

Escreveu “O Perfume da Folha de Chá” embasando-se nos relatos de sua própria sogra, que costumava lhe narrar as dificuldades por ser mestiça num ambiente de colonizadores e colonizados. A história é protagonizada pela personagem Gwen, uma inglesa que se casa com um plantador de chá britânico radicado no Sri Lanka. Ao desembarcar no então Ceilão – como era conhecida a ilha entre 1802 e 1948, quando ainda era colônia britânica –, a moça percebe, aos poucos, uma distância entre o sonho de um casamento romântico e a realidade pautada por segredos e preconceitos.

 “Não é uma simples história de amor. Exploro questões reais, seja racismo, vingança, colonialismo ou guerra”, avisa a autora. “Esse é um livro sobre o amor, mas também sobre a perda. Nos meus livros, amor e perda andam de mãos dadas. Onde você encontra perda, encontra também amor. Esse livro é também sobre racismo, segredos, culpa e sobre o apagar de um Império, quando algumas certezas começaram a ir por terra.”

A mudança do cenário asiático para a gelada Inglaterra caracterizou muito o estilo de escrita e de construção dos personagens da autora. A professora, artista plástica e escritora promete cativar o leitor num cenário não muito comum.

Conheça-a, visite a Ilha das Letras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.