terça-feira, 10 de outubro de 2017

Autores Pelo Mundo - Parte 8: ÁFRICA DO SUL


  O autor John Maxwell Coetzee nasceu em 1940 na Cidade do Cabo, África do Sul. Completou um bacharelado em Língua Inglesa e um em Matemática, ambos em sua terra natal. Em 1962 mudou-se para Inglaterra trabalhando como programador de computadores. Durante esse período escrevia uma tese sobre o novelista inglês Ford Madox Ford.

Completou seu doutorado em Linguística das Línguas Germânicas na Universidade do Texas, em Austin, em 1968. Lecionou inglês na Universidade do Estado de Nova Iorque nos anos de 1968 à 1971, porém, o direito de ser residente americano foi negado e seu desejo de morar nos Estados Unidos não pode ser realizado. Por conta disso, regressou para África do Sul aonde foi professor na Universidade do Cabo até 2000. Em 2002 mudou-se para Austrália, lecionando na Universidade de Adelaide.
 
O autor sul-africano começou escrever ficção em 1969, mas, seu primeiro livro só foi publicado em 1974. Possuindo mais de 24 livros publicados, no Brasil encontramos diversos títulos já traduzidos, tais como “Infância”, “Desonra”, entre outros.
Em sua história somam-se diversos prêmios. Ganhou duas vezes o prêmio Booker Prize, e também os prêmios Jerusalem Prize, Lannan Literary Award for Fiction e em 2003 recebeu o Prêmio Nobel de Literatura.
Você encontra J. M. Coetzee na Ilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.