terça-feira, 31 de outubro de 2017

Trilogia Millenium



O autor Karl Stig-Erland Larsson, mais conhecido apenas como Stieg Larsson nasceu em Skelleftehamn na Suécia, em 1954. Tornou-se um jornalista e viveu praticamente toda a vida em Estocolmo. Em suas horas vagas deu origem a trilogia Millennium, a qual foi publicada depois de sua morte. Larsson tinha grande interesse em pesquisas sobre política, movimentos de extrema-direita e neonazistas. Lutou em prol dos direitos humanos, e por conta disso, recebeu muitas ameaças de morte.

A série Millenium percorre a trajetória de Lisbeth Salander, uma hacker com graves problemas de sociabilidade e com estilo bastante punk. Uma personagem que aparentemente é fraca, mas no decorrer do livro mostra sua força e instinto vingativo. Larsson aborda temas de suma importância e bastante atuais. O principal deles é sobre a violência sexual contra a mulher, onde, de forma bastante crua podemos sentir na pele o drama sofrido pela protagonista que teve de construir sua vida por cima de um histórico conturbado e abusivo.

O primeiro livro da série, intitulado por “Os Homens que Não Amavam as Mulheres” acerca uma investigação de Lisabeth com um repórter, a respeito do mistério de um assassinato não resolvido. O segundo livro: “A Menina que Brincava com Fogo” podemos nos aprofundar mais na peculiar personagem que desta vez, é acusada de alguns assassinatos. E por fim, o terceiro livro chama-se “A Rainha do Castelo de Ar”. Diferente do primeiro livro, que possui começo, meio e fim da trama, os dois últimos estão interligados, de uma forma em que o terceiro livro começa exatamente onde o segundo termina.

Larsson iniciou um quarto livro da série, que o intitulou como “Vingança de Deus”, porém faleceu antes de concluir a obra. Mais do que um simples jornalista, era especializado em grupos políticos bastante perigosos, tanto que, ainda hoje há rumores de que sua morte não foi um simples ataque cardíaco. O célebre autor e jornalista morreu em 2004 aos 50 anos, deixando sua parceira, Eva Gabrielsson, que com a qual nunca se casou oficialmente por medo de colocá-la em meio as ameaças que tanto sofria. É com Eva que está o manuscrito inacabado do quarto volume da série, porém, como não se casaram perante a lei, ela não possui os direitos sobre o livro e consequentemente, não pode o publicar. 

Você encontra a trilogia completa na Ilha das Letras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.