terça-feira, 3 de outubro de 2017

Robert Crumb

O cartunista e ilustrador Robert Crumb nasceu na Fildélfia, EUA, em 1943. Cresceu em um ambiente bastante conservador. Seu pai Charles V. Crumb era um ex marinheiro bastante violento e sua mãe praticava a religião de forma fervorosa. Tinha também outros quatro irmãos.
Seu irmão mais velho, Charles, foi quem lhe “inspirou” a desenhar histórias em quadrinhos; ele obrigava Robert a ilustrar variações sobre a versão cinematográfica de A Ilha do Tesouro e foi graças a ele que Robert aprendeu a desenhar rápido e em uma das suas revistas autobiográficas disse que aprendeu a desenhar rápido, “para sair rápido disso”.
A paixão por quadrinhos era tão grande que os cinco irmãos: Charles, Robert, Carol, Sandy e Maxon criaram “O Clube de Quadrinhos Crumb” e diariamente se reuniam para conversar sobre as histórias. E foi através da coleção de quadrinho de seu irmão mais velho que descobriu o mundo da ilustração satírica; em 1958 descobriu a revista Mad que inspirou claramente a Robert e Charles a criarem sua primeira fanzine, onde Crumb, com quinze anos começaria a desenvolver um de seus personagens mais famosos: Fritz, The Cat. Um gato boa vida que usa muitas drogas e tem uma vida sexual bastante lasciva.
Na década de 1970, começou a colaborar com o roteirista e arquivista Harvey Pekar, um homem da classe media baixa de Cleveland que narrou suas visões de mundo, mostrando o cotidiano tedioso da classe media americana, sem preocupações. Muitas vezes os percalços desta parceria foram retratados nos próprios quadrinhos feitos em parceria pela dupla.
Crumb foi tema de um documentário intitulado Crumb, lançado em 1994, pelo diretor, Terry Zwigoff. Produziu diversas HQs autobiográficas com sua esposa, Aline Kominsky-Crumb, desenhadas a quatro mãos e publicadas na revista The New Yorker. Tais obras estão sendo republicadas no Brasil pela revista Piauí.
Passou a adaptar obras literárias de autores como Franz KafkaCharles Bukowski e Philip K. Dick. Em 2007, figurou no 20º lugar da lista de 100 gênios vivos, compilada pela empresa de consultoria global Synectics. Em 2009 lançou a adaptação do Gênesis, o livro da bíblia, em quadrinhos.
Atualmente mora no sul da França com esposa e filha, sendo as duas também  cartunistas.
Você encontra quadrinhos de Crumb na Ilha das Letras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.